FAEPI – Faculdade de Educação do Piauí

O NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA A COMUNIDADE

A Faculdade de Educação do Piauí – FAEPI visa uma proposta de ensino com a criação do Núcleo de Assistência à Comunidade – NAC, na perspectiva de “extrapolar os muros da instituição”, onde busca por uma formação integral de seus discentes, para propor atividades que promovam um trabalho em que o saber científico esteja a serviço da comunidade.

Essa proposta da função social da IES se potencializa na Faculdade de Educação do Piauí devido ao caráter particular que adotamos, buscando uma formação humanista, alicerçadas nos institucionais de Igualdade, liberdade, Democracia, Solidariedade, Respeito aos Direitos Humanos, Educação Integral.

O Núcleo de Assistência a Comunidade da Faculdade de Educação do Piauí – FAEPI foi implementando pela Coordenação de Curso de Serviço Social, tendo o Serviço Social como protagonista. A estruturação do NAC se deu no mês de junho do ano de 2015, a onde veio para proporcionar atividades de extensão comunitária do curso de serviço social com a necessidade de alocação dos alunos na extensão de um processo educativo, cultural e cientifico articulado com o ensino e pesquisa de forma indissociável, desenvolvendo ações direcionadas a prestações de serviços a comunidade.

O NAC tem como objetivo geral estabelecer junto à comunidade um canal direto de comunicação para aprimorar os serviços prestados pela Faculdade de Educação do Piauí – FAEPI, para a condução das ações no Núcleo, com participação de equipe multiprofissional e estratégias desta IES. Estimular reflexão teoria e pratica frente a determinada realidade social.

O NAC também é responsável pela supervisão das atividades desenvolvidas por estagiários, bem como propiciar a estes a participação e acompanhamentos em situações e atividades junto à comunidade, oferecendo atendimento a população através de ações, palestras e projetos sociais, onde contribuímos para alcance de políticas públicas e direitos sociais que muitas vezes estão sendo excluídos e negados.

Diante dessas informações e fragilidades das famílias, é papel do NAC fortalecer essas demandas através de encaminhamentos, parcerias com empresas e órgãos públicos, ONGs trazendo respostas à comunidade.