FAEPI – Faculdade de Educação do Piauí

O Núcleo de Prática Jurídica Eletrônico

O Núcleo de Prática Jurídica Eletrônico é uma plataforma que permite o desenvolvimento de todas as atividades acadêmicas reais ou simuladas desenvolvidas nos NPJs da faculdade de uma forma completamente inovadora. O desenvolvimento e o gerenciamento das atividades do NPJ, assim como o acompanhamento dos casos reais pelos alunos pode ocorrer eletronicamente. O sistema de Prática Jurídica e utilizado no curso.

“O sistema foi desenvolvido especificamente para o Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito.”

Além de facilitar o dia-a-dia de coordenadores, professores e alunos, o sistema viabiliza a produção de documentos que geram evidências para as avaliações in loco do INEP/MEC. Com isso, o sistema contribui para uma melhor avaliação, além de ser considerado uma prática pedagógica inovadora e exitosa.

O NPJ-e possibilita o cadastramento dos casos reais acompanhados pelo Núcleo e, desse modo, torna-se possível gerenciar desde o atendimento a triagem dos clientes, até a produção de peças prático-profissionais pelos alunos relativas aos processos em questão. É possível que os alunos visualizem os autos cadastrados no sistema e, a partir da designação de uma tarefa pelo professor, realizem a peça cabível mediante a consulta das informações e dos autos processuais.

O NPJ-e potencializa a prática simulada, pois, foi desenvolvido para permitir todas as modalidades práticas possíveis, dentre elas, casos práticos simulados com todas as etapas de um processo real. Além disso, o NPJ-e possibilita a realização de diversas atividades processuais, pré-processuais, não contenciosas e atividades de relatórios, tais como audiências, palestras e visitas técnicas.

O Sistema Faculdade permite a extração de relatórios padronizados que são úteis não apenas à gestão acadêmica, mas, indispensáveis às avaliações in loco do INEP/MEC.